o que fazer em aveiro

O que fazer e ver em Aveiro e na região

Já aqui falei algumas vezes sobre Aveiro e o que pode ver e fazer na cidade. Desta vez vou voltar, mas a ideia é dar algumas ideias sobre o que ver e fazer na região de Aveiro. Digo região de Aveiro, porque tanto a cidade conhecida pelos seus canais e pelas suas cores, como o distrito têm o mesmo nome.
O distrito de Aveiro é um dos 18 distritos de Portugal. Este distrito limita a norte com o Porto, a sul com Coimbra e a leste com Viseu e a oeste com o Oceano Atlântico que banha as suas costas.
aveiro

O Distrito de Aveiro e os seus municípios

Desta vez vou contar-vos o que fazer perto da cidade de Aveiro em alguns dos seus municípios. Aveiro tem um total de 19 municípios e tenho a certeza que alguns deles serão interessantes para conhecer. Estes municípios são Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.
Deixo-vos estes nomes porque muitas das atividades e locais a visitar perto de Aveiro estão nestes municípios. Se planeia ficar na capital, todos eles ficam relativamente próximo de carro.
A Ria de Aveiro é conhecida pelas suas salinas, mas é também muito interessante pela sua biodiversidade e extensão de costa, com mais de 45 km de comprimento e cerca de 11 km de largura. Para além das salinas, de que falarei mais tarde, é interessante conhecer o interior e também tirar partido de alguns dos passeios de barco ao longo da costa.

BioRia de Estarreja

Estarreja é um dos concelhos do distrito de Aveiro e tem alguns percursos muito interessantes para fazer de bicicleta ou a pé pela Ria de Aveiro. Fiz um dos percursos guiados através da BioRia de Estarreja e adorei-a. Esta região é bem conhecida pelos amantes de aves e tem várias atividades de observação de aves ao longo do ano.
No Centro de Interpretação Ambiental – CIA (visitabioria@cm-estarreja.pt) podem dar-lhe toda a informação e horários das visitas. Os preços de aluguer de bicicletas situam-se entre 1 e 3 euros, dependendo do tempo.
o que ver em aveiro

Viagem de barco ao longo da Ria de Aveiro

Desta vez fiz o passeio de barco com os rapazes da Aveiro Boat Experience e a vez anterior foi com Gabriel e o seu barco movido a energia solar.
É muito fixe fazer alguns dos passeios de barco na Ria de Aveiro e descobrir desde o mar locais como o Farol da Barra, o farol mais alto de Portugal e o segundo mais alto da Península Ibérica.
Pode visitar a Costa Nova com as suas casas coloridas e parar para um café, ver o pôr do sol do mar, visitar São Jacinto, uma reserva natural localizada junto ao mar com as suas famosas Dunas de São Jacinto, uma área natural protegida onde também pode ir à praia. Com estes passeios de barco também se pode ver a atividade dos pescadores, apanhadores de marisco ou ir à pesca desportiva, tudo depende do que lhe apetece.

Canyoning e desportos de aventura

Não teria imaginado há algumas semanas que perto de Aveiro se poderia fazer desportos de aventura como canyoning. Nem teria imaginado há algumas semanas que me ia inscrever na aventura e que me ia divertir tanto.
Inscrevi-me com os rapazes de Desafios.pt para uma das suas atividades de canyoning no município de Sever do Vouga. A atividade consistia na descida de um rio a pé, com cordas e saltos super divertidos.

Comboio histórico do Vouga

Outra proposta é de viajar no Comboio Histórico do Vouga. No website dos Comboios de Portugal pode ver toda a informação. Este comboio histórico parte da cidade de Aveiro todos os sábados de junho a outubro.
É um dos poucos comboios históricos que circulam em Portugal. Faz o percurso entre Aveiro e Macinhata do Vouga com uma paragem e visita a Águeda, conhecida hoje em dia pelas suas decorações urbanas com guarda-chuvas e muitos elementos coloridos com a sua famosa rua dos chapéus coloridos.
Durante a paragem em Macinhata do Vouga pode fazer uma visita guiada dramatizada – incluída no bilhete – ao museu ferroviário. Interessante ver como eram os antigos comboios, as suas locomotivas a vapor, estação de comboios e todos os detalhes como eram há décadas atrás.
o que fazer em aveiro

Experimente o tradicional e delicioso Pão de Ló

O Pão de Ló é um dos doces tradicionais mais populares de Portugal. Muito perto da cidade de Aveiro, em Ovar, na pastelaria Flor de Lis gabam-se de ter um dos melhores pães de Ló de todo o país e há que admitir que é delicioso.
Este doce é feito com ovos, açúcar, farinha e uma pitada de sal. O interessante neste tipo de bolo é ser cozido, mas com a sensação de que ainda está cru por dentro. A massa é embrulhada em papel e cozida em panelas de barro e recomendo que a experimente porque é um verdadeiro deleite. Este de Ovar recebeu vários prémios e é vendido um pouco por todo o país.

Experimente as ostras cultivadas em Aveiro

Se gosta de ostras, está com sorte. Em Aveiro, nas marinas, junto às salinas, pode visitar a Ostraveiro e conhecer o cultivo das ostras desde o momento em que são muito pequenas até estarem no seu ponto ótimo de consumo.
Trata-se de uma área de cerca de oito hectares rodeados por vários canais. Só pode ser acedido por barco. Uma vez chegado ao local, poderá saber de perto como são cultivadas as ostras e todas as suas peculiaridades. Estas águas são ideais para o cultivo destes bivalves, altamente valorizados em todo o mundo.
Chegar a Ostraveiro é muito fácil porque dado que se chega às salinas junto ao ecomuseu de Troncalhada, encontra-se um cais e de lá se pode atravessar de barco. Pode ver todas as informações na sua página do Facebook.
Uma grande oportunidade para conhecer a salicórnia, uma planta que cresce nas salinas e é utilizada medicinalmente pelo seu elevado teor de iodo e magnésio, com um agradável sabor salgado. É amplamente utilizado na cozinha como um substituto do sal comum. Experimentei-o em várias ocasiões tanto em saladas como em ovos mexidos e acho-o muito interessante.

Onde dormir em Aveiro

Se decidir ficar no centro da cidade, ou se preferir procurar alojamento perto da cidade de Aveiro, no mapa tem toda a informação e localização com preços atualizados dos diferentes alojamentos, sejam hotéis ou apartamentos na costa ou no interior.
Booking.com

Onde ficar em Aveiro

Se decidir ficar no centro da cidade, ou se preferir procurar alojamento perto da cidade de Aveiro, no mapa tem toda a informação e localização com preços atualizados dos diferentes alojamentos, sejam hotéis ou apartamentos na costa ou no interior.

Alguns dos meus favoritos são

  • Hotel As Américas localizado no centro de Aveiro e um dos mais conhecidos da cidade. Adoro tomar o pequeno-almoço no seu salão ao estilo Art Noveau.
  • O Hotel das Salinas, localizado ao lado de um dos canais, é um pequeno hotel muito bem localizado e com um grande serviço.
  • O Hotel Moliceiro é também muito central e um hotel boutique com muito charme.
  • Hotel Farol, se decidir sair do centro, este hotel ao lado do Farol da Barra pode ser uma boa escolha.
  • Melia Ria de Aveiro fica a cerca de 10 minutos a pé do centro e dispõe de um Spa.
  • O Hotel Tulip Inn Estarreja está localizado no município de Estarreja com uma piscina interior, exterior e boas ligações com o resto da região. Fiquei aqui recentemente e gostei muito. Tem quartos espaçosos, estacionamento gratuito e um pequeno-almoço variado. Tem a opção de ficar em pequenas vilas, tudo depende de quantos de são e do que procuram.
aveiro turismo

Comer perto de Aveiro

No correio que tenho sobre a cidade de Aveiro podem ver alguns dos meus lugares preferidos para comer em Aveiro. Desta vez vou falar-vos de alguns restaurantes interessantes perto da cidade de Aveiro.

Restaurante azeitona

Gostei de descobrir este restaurante situado na cidade de Vagos, com propostas de cozinha mediterrânica com um toque português e uma ementa com pratos de qualidade e muito bons produtos. Adorei o seu prato de bacalhau ou a sopa de peixe.
Não se esqueça de provar os pratos de polvo ou massa. Também recomendamos a carta de vinhos com uma vasta gama de vinhos da Bairrada, uma das regiões vinícolas de Portugal a que Aveiro pertence.

Canastra do Fidalgo

Se procura um lugar para comer na Costa Nova, esta pode ser uma ótima opção. Esta parte da costa, para além das suas belas casas decoradas com listras coloridas e todas bem conservadas, é também uma ótima opção para comer perto do mar.
Durante a minha última visita aproveitei a oportunidade para comer no restaurante Canastra do Fidalgo, um dos restaurantes que se encontra em frente ao mar com terraço e parte interior. É aconselhável fazer uma reserva especialmente aos fins de semana.
Aí se pode saborear grande peixe fresco porque, como muitos outros, recebe peixe fresco e variado diariamente. Um dos pratos que pude provar foram as enguias, um prato de excelência, embora nem todos gostem. Não perca o bolo de biscoito, pois eles afirmam ter o melhor do mundo.

Restaurante A Peixaria

Há pouco falei da zona de São Jacinto e das suas dunas junto ao mar. Seguindo a estrada para São Jacinto no final de tudo, ao lado da foz do estuário de Aveiro fica este restaurante. Conhecido pelo seu peixe, é frequentado por turistas e locais.
Experimente o peixe, amêijoas, lulas e o que mais lhe apetecer na ementa. Ao lado do restaurante pode levar o carro até ao ferry que atravessa a cidade de Aveiro e poupará alguns quilómetros.

Restaurante O Bairro

Foi outra descoberta, mas desta vez no centro da cidade de Aveiro, junto à Praça do Peixe e ao Cais dos Mercantéis. Gostei do lugar e da atenção dos empregados de mesa. Decoração muito interessante com uma coleção de personagens do bairro muito simpáticos.
Entre os pratos pode experimentar a caldeirada, arroz de peixe e camarão, bacalhau ou carne como o peito de pato ou leitão. Têm também uma interessante lista de vinhos com vários vinhos da região da Bairrada.
Espero que gostem destas propostas e tenho a certeza que voltarei em breve para continuar a descobrir mais lugares nesta região e continuar a desfrutar dos seus passeios de barco, da sua gastronomia, natureza, arte urbana e, primeiro, a conhecer gente tão simpática. Espero que me contem as vossas ideias, sugestões e novas propostas, pois adoro recebê-las.
No blogue e neste artigo pode encontrar links de afiliação. O que isso significa? Significa que se comprar um produto seguindo essa ligação, receberei uma pequena comissão. Mas não se preocupe, a utilização dessa ligação não significa que lhe será cobrado mais. O preço é o mesmo, simplesmente a empresa saberá que fez a reserva através do meu blog e dar-me-á uma pequena comissão, graças à qual me estará a ajudar a continuar com as minhas viagens e a poder informá-lo sobre isso.
Obrigado por tudo.
1

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...