obidos

Óbidos, a vila medieval que o irá capturar dentro das suas muralhas

óbidosQuem gosta de visitar povoações medievais tem na vila de Óbidos uma visita quase obrigatória. Esta vila e concelho no distrito de Leiria é considerada património nacional, e fica a apenas 84 quilómetros de Lisboa. É portanto uma visita que pode ser feita facilmente por qualquer turista que visite Lisboa e que queira sair um pouco dos circuitos tradicionais da capital portuguesa.

Óbidos é uma vila fortificada onde vivem apenas cerca de 3.000 pessoas. No entanto, também é verdade que a vila é muito explorada do ponto de vista turístico, pelo que a sensação de existir muita gente poderá ser grande.

O seu castelo, os doces e artísticos chocolates, as infindáveis páginas dos seus livros, as varandas floridas, a calçada, as muralhas do castelo e a arquitectura das casas térreas têm sido inspiração para artistas e casais de namorados que chegam à vila medieval de Óbidos de coração aberto.

Uma vez cruzadas as muralhas da vila, irá ser capturado pelo encanto desta povoação medieval que o convidará a percorrer todas as suas ruas e a olhar para cada casa tradicional pintada de branco e adornada com outras cores. Mas qualquer que seja o local em que nos encontremos, iremos ter sempre um olho posto no imponente castelo que domina a vila.

Não deixe de percorrer a “Rua Direita”, que é a rua principal da vila e que une a porta de entrada com a Praça de Santa Maria. Esta é indubitavelmente a melhor forma de não se perder pelas diversas atracções de Óbidos.

 

Festivais e Eventos em Óbidos

Dentro e fora das muralhas do castelo decorre anualmente o Festival Internacional de Chocolate (Março/Abril), o SIPO – Festival Internacional de Piano (verão), o Mercado Medieval (Julho/Agosto) e o Vila Natal (Dezembro). Estes eventos atraem muitos visitantes e famílias para saborear autênticas esculturas artísticas, ouvir e aperfeiçoar os seus dotes musicais, visitar outros tempos com que só se cruzaram na escola e sentir a magia do Natal. A Vila acolhe ainda o FOLIO – festival literário internacional que promove a criatividade, a educação e a literacia, através de “viagens” que dão que falar.

O que ver nos arredores de Óbidos

Nos arredores de Óbidos podemos ver o Aqueduto da Usseira, o primeiro sistema de abastecimento de água de Óbidos, mandado construir em 1573 por D. Catarina, mulher de D. João III. Mas também não ficará indiferente ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra, situado fora das muralhas do castelo. Ainda dentro das muralhas, a Igreja de São Pedro (onde está sepultada a pintora Josefa de Óbidos) e tantas outras que abençoam a vila, todos estes lugares merecendo a sua visita tranquila.

 

Comer e beber

Aproveite a visita e vá comer uma caldeirada de peixe na Lagoa de Óbidos, acompanhada de um bom vinho de Gaeiras e termine com uma sobremesa local, os pastéis de Moura ou as trouxas-de-ovos.

Para terminar, não se esqueça de provar a bebida da zona: a tradicional Ginga d’Óbidos servida num pequeno copo de chocolate… uma delicia para o palato de qualquer pessoa…

Mais informações sobre Óbidos neste link.

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...