sagres

Sagres, destino de praia e de surf

sagres

Sagres é uma vila à beira mar realmente encantadora. Fica situada no extremo sudoeste do país, na costa algarvia. Este é um destino turístico de verão realmente especial para todos os turistas que gostam de praia e surf.

Foi em Sagres que o célebre Infante Dom Henrique, o Navegador, passou os últimos anos da sua vida. Foi precisamente aqui onde se formaram os grandes navegadores portugueses do século XVI. A vila ficou conhecida por Vila do Infante, e actualmente tem o nome de Sagres. Dom Henrique estabeleceu ali uma escola de cosmografia e de navegação que foi frequentada pelos cavaleiros da sua casa, e por outros homens que se entusiasmavam pelas suas empresas.

Com grandes praias, falésias e a imponente fortaleza do século XVI, Sagres é um dos melhores destinos turísticos  do sul de Portugal.

As suas praias e falésias são das melhores da Europa. As vistas para o Atlântico do alto das falésias são fantásticas. Há praias excelentes, como a Praia da Mareta, principal praia de Sagres, protegida dos ventos pelas falésias e com umas vistas espectaculares.

Outras praias que merecem a visita são a Praia da Baleeira, situada a leste do porto, que é bastante mais pequena mas mais tranquila do que as outras. Temos também a Praia do Tonel, um lugar excelente para navegar em Sagres, e por fim a Praia do Martinhal, nos arredores da vila, indo para leste, mas que vale a pena descobrir.

Mas uma visita a Sagres não fica completa sem uma visita à fortaleza. Não só é um lugar importante na história de Portugal, como ainda tem umas vistas espectaculares. A partir daqui eram controlados os barcos que passavam ao largo de Sagres, facto que podemos constatar pelos canhões que ainda guardam a fortaleza.

A vila fica perto do Cabo de São Vicente, pelo que é quase obrigatória uma visita ao farol, já que naquela época o Cabo de São Vicente era considerado um dos fins do mundo. De qualquer forma, Sagres é muito diferente dos outros lugares turísticos da região algarvia, já que o turismo aqui não está tão massificado, nem há grandes hotéis.

Outra boa proposta é percorrer o Parque Natural do Sudoeste Alentejano ou a Reserva Natural do Cabo de São Vicente. Aqui pode fazer alguns percursos pedestres, observar aves, ou praticar desportos aquáticos como kitesurf, windsurf, etc…

Sagres é um destino excelente para viajar e aproveitar um Algarve diferente.

Foto por dronepicr no Trendhype / CC BY

Booking.com
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...