bandeira vermelha

Sabe qual o significado das bandeiras nas praias?

Certamente que já viu muitas bandeiras espelhadas pelas praias de Portugal (e não só). As praias (vigiadas) têm bandeiras que mudam de cor em função dos perigos que podemos enfrentar quando vamos tomar banho. Por essa razão há que prestar atenção e conhecer qual o significado de cada uma de elas, pois há muita boa gente que não sabe o significado dessas bandeiras e se entrar a água pode levar um bom susto, no mínimo.

Os nadadores salvadores, que são os responsáveis por velar pela segurança dos banhistas, são também quem deve decidir qual a bandeira a ser levantada em função das condições do mar.

 

Bandeira Azul

significado das bandeirasEsta bandeira, em vez de nos dar informação sobre o estado do mar, fala-nos sobre a sua qualidade. As praias com Bandeira Azul são praias que receberam um certificado com validade anual que é atribuído em função de alguns critérios que avaliam não só o estado da água, como também valorizam uma série de serviços e instalações que tornam a praia mais acessível, segura e completa.

Em Portugal tivemos este ano um total de 332 praias com Bandeira Azul segundo a Associação Bandeira Azul da Europa que é uma Organização não-governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.

 

Bandeira Verde

bandeira verdeA bandeira verde é a que queremos ver sempre que vamos à praia. É a bandeira que nos indica que o mar está calmo e que é um bom dia para dar um mergulho.

No entanto, o facto de haver bandeira verde não quer dizer que podemos andar complemente despreocupados e deixar as crianças sem supervisão porque há sempre riscos.

 

Bandeira amarela

bandeira amarelaÉ a cor que levanta mais dúvidas. Quando esta bandeira está no mastro significa que não é o melhor dia do ano para tomar banho e que há algum perigo. A bandeira amarela significa que se pode tomar banho, mas não se deve nadar e a água não deve passar da zona da cintura devido à ondulação.

Também pode ser usada quando há medusas, mas neste caso também pode ser utilizada uma bandeira específica para que fique bem claro que os temidos invertebrados andam próximos da praia.

Nestes casos apenas é recomendável tomar banho com os pés no fundo e sempre com a cabeça fora de água.

 

Bandeira vermelha

bandeira vermelhaA bandeira vermelha proíbe totalmente o banho e não há quaisquer excepções. Esta bandeira pode ser levantada devido à contaminação e às bactérias, mas também pode ser devido à forte ondulação.

Outro motivo, menos habitual, tem a ver com uma eventual praga de medusas, de peixes-aranha ou até mesmo tubarões.

Quem entrar na água apesar das advertências, não só está a colocar a sua vida em perigo, como ainda fica sujeito a uma multa.

 

Bandeira negra

Quando há uma bandeira negra não há sequer a possibilidade de entrar na água porque a praia está encerrada aos banhistas.

É uma situação pouco habitual, mas que pode acontecer quando a água está contaminada, quando é preciso repor a areia ou quando um temporal causou grandes danos na costa.

bandeira azul

Outras bandeiras

Para advertir sobre a presença de medusas, também poderá ser colocada uma bandeira branca com o desenho de uma medusa, embora também seja possível ver essa mesma bandeira com a cor roxa.

Booking.com
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...