O turismo religioso move milhões de viajantes todos os anos que viajam para diferentes partes do mundo motivados pela sua fé e espiritualidade.
Este é um tipo de experiência que em Portugal encontra o seu melhor exemplo no Santuário de Fátima, que recebe todos os anos milhares de visitantes vindos de todo o mundo em busca de algum conforto espiritual.
No entanto, tal como Fátima, existem muitos outros destinos espirituais e lugares relacionados com a fé que podemos visitar.
Se você estiver a planear uma escapadela de turismo religioso, tome nota dos locais de culto selecionados por nós.
Basílica de São Pedro (Vaticano)
Na verdade, todos os papas foram aqui enterrados, então não será surpreendente que seja um dos locais de peregrinação mais importantes do mundo.
Para além disso, a Basílica de São Pedro é um dos maiores edifícios do mundo, e no seu interior podemos apreciar belas obras de arte como a Pietá de Michelangelo.
A Praça de São Pedro, projectada por Bernini, reúne todas as quartas-feiras muitos fiéis para a audiência com o Papa. No domingo de Páscoa, os presentes recebem a Bênção Urbi et Orbi.
Mesquita Azul (Turquia)
A Mesquita Azul, inaugurada em 1617, tem seis minaretes, em vez dos habituais dois ou quatro, e deve o seu nome aos mais de 20.000 azulejos que cobrem o seu interior e lhe dão uma tonalidade azul.
Muro das Lamentações (Israel)
Diante do muro, os fiéis não só lamentam a dupla destruição sofrida pelo Templo, mas também oram, fazem pedidos, cantam louvores ou realizam cerimónias.
Para além disso, há uma tradição de inserir pedaços de papel entre suas fendas com orações. Se visitar este local, provavelmente verá muitos judeus a recitar o livro dos Salmos.
Benares (Índia)
Benares é um destino de peregrinação de turismo religioso para os hindus, pois eles acreditam que morrer nesta cidade os levará à salvação quando forem libertados da reencarnação.
No entanto, não é apenas importante para esta religião, mas também para o Budismo, uma vez que foi aqui que Buda deu o seu primeiro sermão e teve origem esta religião.
Santuário de Fátima (Portugal)
Num desses encontros, as crianças afirmam que a Virgem lhes pediu que fosse construída uma capela em seu nome e revelou três mistérios que foram sendo descobertos ao longo dos anos.
Desde então que Fátima se tornou um dos santuários marianos mais importantes do mundo, onde mais de quatro milhões de fiéis fazem peregrinações todos os anos.
Lumbini (Nepal)
Segundo reza a lenda, depois de crescer como um príncipe num palácio, Siddharta decidiu conhecer o mundo exterior.
Foi aí que teve os “quatro encontros” com um velho, um cadáver, um doente e um asceta. Esse facto afetou-o tanto que ele desistiu do seu estilo de vida em busca de uma solução para o problema da existência. Um caminho com o qual, após muitos anos, ele alcançou o “despertar”.
Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (França)
De seguida, ele vê Jesus Cristo presente na Eucaristia e, um pouco depois, aparece-lhe como o Rei Crucificado. Finalmente, nesse mesmo ano, a Virgem apareceu a ela três vezes.
Num desses encontros, pediu-lhe que fizesse uma medalha com a sua imagem para proteger quem a usava. Dois anos depois, as medalhas foram criadas e passaram a ser utilizadas pela população para se proteger da cólera que assolava Paris na época, alegando que “curavam a doença”.