As pontes mais belas da Europa

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A Europa está cheia de pontes, umas mais simples, outras mais complexas, mas muitas delas são simplesmente lindas. Em Hamburgo, por exemplo, tem mais pontes dentro dos seus limites do que qualquer outra cidade do mundo. Para além disso, algumas das pontes do velho continente são conhecidas pela sua grande beleza.

A European Best Destination, uma organização de viagens direccionada à promoção e desenvolvimento da cultura e do turismo na Europa, elaborou uma lista das pontes mais belas deste continente.

Hoje quero falar sobre os primeiros lugares deste ranking que é liderado por uma construção nacional, para além de constarem ainda outras duas pontes portuguesas, pelo que somos o país mais bem representado nesta lista.

 

Ponte 25 de Abril, Lisboa

ponte 25 de abrilNão podíamos estar mais de acordo com o primeiro posto desta lista feita pela European Best Destination, ocupado pela Ponte 25 de Abril em Lisboa. Devido à sua cor, é muitas vezes comparada com a famosa Golden Gate de São Francisco. Trata-se de uma estrutura que une a capital portuguesa a Almada, no lado oposto do rio Tejo. Construída em aço durante o período do Estado Novo, esta ponte mede cerca de 2 quilómetros de comprimento. Tem ainda a curiosidade de ter dois pisos, um superior para os carros e um inferior para os comboios.

 

Tower Bridge, Londres

tower bridgeO número 2 da lista é a Tower Bridge (Ponte da Torre) de Londres, uma das visitas imperdíveis na capital inglesa, para além de ser um dos símbolos mais importantes do Reino Unido. Foi construída no século XIX, juntamente com muitas outras pontes para solucionar as necessidades de mobilidade dos cidadãos. Está dotada de grandes básculas levadiças para deixar passar os barcos. Actualmente estas básculas não dependem mais das máquinas a vapor, pois um moderno sistema electrónico é responsável por essa tarefa. Contudo, o antigo mecanismo ainda pode ser visto, na antiga sala de máquinas da ponte.

 

Ponte Vecchio, Florença

Ponte VecchioTambém estamos de acordo com a Ponte Vecchio em Florença estar neste top 3 da lista. Símbolo da cidade e do romantismo, é considerado como a ponte de pedra mais antiga de todo o velho continente. As suas origens remontam a 1345. Como curiosidade, a Ponte Vecchio foi a único que não foi destruída pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Ponte Bastei, Dresden

ponte basteiO quarto posto da lista é ocupado pela Ponte Bastei, em Dresden (Alemanha). Trata-se de uma ponte construída sobre uma formação rochosa que impressiona quem a vê pela primeira vez. Para além disso, as vistas sobre o Rio Elba são simplesmente espectaculares. Fica situada no Parque Nacional da Saxónia Suíça, e embora tenha sido inicialmente feita em madeira, apenas em 1851 foi transformada numa ponte construída em rocha. E é assim que permanece actualmente.

 

Ponte D. Luís I, Porto

ponte D. LuisVoltamos novamente a Portugal para falar da quinta ponte desta lista. Falamos da Ponte de D. Luís no Porto, mais uma bela ponte nacional. Esta ponte foi construída por um aluno de Gustave Eiffel em 1886 e trata-se de uma espectacular estrutura em ferro com dois pisos (o superior para o comboio e o inferior para carros e peões).

 

Outras belas pontes da Europa

O restante ranking é ocupado pelas seguintes pontes, onde consta mais uma ponte portuguesa: Viaduto de Millau (França), a Ponte Széchenyi Lánchíd ou Ponte das Correntes (Budapeste), Ponte de Rialto (Veneza), Ponte da Capela (Lucerna), Ponte Nova (Ronda), Ponte Velha (Mostar), Forte de Roovere (Holanda), Viaduto de Garabit (França), Ponte Vasco da Gama (Lisboa) e Ponte de Gard (Avignon).

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...