capital do gótico

7 Vilas e Cidades Portuguesas Com Muito Charme

cidades portuguesas para visitarDepois de ler este artigo você vai chegar à mesma conclusão que eu: muitas vezes não temos consciência de quanto Portugal é bonito. Estamos acostumados a ouvir os turistas dizer que vale a pena visitar o Porto, ou que Lisboa é uma cidade bonita, mas é frequente não fazem a mínima ideia das cidades, vilas e aldeias que são capaz de os surpreender pelo país fora.
Por essa razão, hoje preparei um um percurso para além das grandes cidades.  Recomendo que tome nota do que das 7 vilas e cidade portuguesas com muito charme e que deve ser marcado na sua agenda para conhecer melhor ou visitar pela primeira vez. Não se vai arrepender.

Évora

cidades portuguesas com charmeA capital do Alentejo é uma cidade já bem grande com mais de 50.000 habitantes (em termos nacionais). No entanto, quando visitamos Évora, não temos a sensação de estar numa cidade com esta dimensão. Talvez seja por causa da catedral e das típicas casas brancas caiadas que a rodeiam. Mas também é provável que a culpa seja do Templo Romano de Évora (também conhecido como Templo de Diana), uma jóia da arquitectura do tempo da Roma Antiga. Na verdade, até os árabes aqui deixaram a sua marca.

Aveiro

portugalA Veneza portuguesa é um lugar romântico que se define a si mesmo com um lugar pitoresco e com influência marítima. Os seus prédios são uma combinação do estilo de arte mais refinada com arquitectura mais modesta. Há alguns séculos atrás, muitos esses prédios eram banhado pelo oceano Atlântico, o que agora não acontece graças às dunas que se criaram entre a cidade e o mar.

Ericeira

vilas portuguesas com charmeA Ericeira fica apenas a 50 quilómetros de Lisboa e é quase um local de visita obrigatório para quem visita a capital portuguesa. Nas suas ruas não se respirar o barulho ou a confusão típicas das grandes cidades, mas o oposto. É por isso muitos lisboetas aproveitam o bom tempo para fazer uma visita à Ericeira e às suas praias porque é um destino de férias fantástico.

Marvão

terras portuguesas com charmeMarvão é uma vila com pouco mais de 3.500 habitantes a apenas seis quilómetros da fronteira com Espanha e a cerca de 12 de Portalegre. Fica 800 metros acima do nível do mar, na frondosa Serra de São Mamede. De lá, podemos apreciar as vistas incríveis. Este é um lugar ideal para relaxar. As casas da vila são de um branco tipicamente alentejano e as ruas são calcetas com pedras ao estilo medieval. Toda a vila é protegida por uma muralha que lhe dá aquele ar medieval e de contos de fadas. As varandas das casas são feitas com ferro forjado e as janelas são de estilo manuelino.

Batalha

aldeias portuguesasCom cerca de 15.000 habitantes, a Batalha é uma vila bastante perto da costa atlântica e bastante popular porque ali fica situado o famoso Mosteiro de Santa Maria da Vitória, uma obra de arte construída para agradecer a ajuda divina e celebrar a vitória na batalha de Aljubarrota, onde portugueses derrotaram as tropas castelhanas. É um monumento em estilo gótico e com pormenores de construção surpreendentes. Recomendo que leve um cartão de memória vazio para não perder a oportunidade de o fotografar de todos os ângulos .

Santarém

capital do góticoAs casas coloridas são uma das principais características de Santarém, cidade também conhecida por muitos como a capital do gótico em Portugal. O sítio do antigo castelo mouro é agora um bonito jardim conhecido por Portas do Sol, onde se ergue uma estátua do nosso primeiro rei e de onde se desfruta de uma vista espectacular sobre o rio Tejo. Do antigo castelo subsistem ainda algumas muralhas e torres.

Monsaraz

monsarazMonsaraz é uma pequena povoação que não tem mais de mil habitantes. Fica bastante próxima da fronteira com Espanha e está cercada por muralhas. Tem um campanário que nos parece dar as boas-vindas. É uma vila medieval de onde podemos avistar a barragem do Alqueva, com vistas de abrir a boca e algumas ruas estreitas onde você de vai querer perder. Não deixe de conhecer ainda a Igreja da Nossa Senhora da Lagoa e a Igreja da Misericórdia.
Booking.com
6

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...