coimbra

Coimbra Hoje, Amanhã Saudade

coimbraCoimbra faz-nos apaixonar  quer seja pelas suas paisagens  verdejantes ao longo do sereno Mondego (“Rio dos Poetas”), quer por toda a sua história que se traduz no seu deslumbrante centro histórico.
É também uma referência notória nos campos do ensino e da saúde.
Coimbra é a maior cidade da região centro. Possui a terceira universidade mais antiga da Europa e é conhecida por muitos como a “cidade do saber”  ou a “cidade dos doutores”, sempre de estudantes de capas negras a deambularem por aquelas ruas que tanto têm já para contar.
Actualmente, é habitada por cerca de trinta mil estudantes. Formou também grandes nomes da história de Portugal tal como Miguel Torga, Antero de Quental, José Afonso,  Carlos Paredes, entre outros.
É também o berço de muitas personalidades importantes. Foi aqui que nasceram seis Reis de Portugal pertencentes à primeira dinastia podendo visitar-se o túmulo de dois deles, D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal e seu filho D. Sancho I, na Igreja de Santa Cruz .
É importante também referir que este povo tem um carinho especial por duas das suas antigas habitantes. A Rainha Santa Isabel, tão conhecida pelo Milagre das Rosas, deu origem ao feriado da cidade (4 de Julho, dia da sua morte) tornando-se na padroeira da cidade.
Inês de Castro, rainha postumamente, originou mil poemas, livros, e filmes dos apaixonados e inconformados pela sua desgraçada história dentro dos quais se destaca os famosos versos dos Lusíadas  gravados também na Quinta das Lágrimas, que continua a atrair turistas de todas as partes para vislumbrarem a fonte onde se diz que D. Inês foi assassinada.
santa claraA cidade possui uma estrutura urbana muito fácil de distinguir que advém  já do século XII: a cidade alta conhecida como “Alta ou Almedina” , pertencente a uma classe mais alta (aristocratas, clérigos) e mais tarde aos estudantes e a “Baixa”, cheia de ruas estreitas, onde se desenvolvia o comércio, o artesanato e onde se encontravam os bairros populares.
Entre espaços verdes, um jardim botânico, matas lindíssimas, ruínas romanas, uma Universidade cheia de história, as ruelas com pequenas lojas de artesanato que ainda sobrevivem, o famoso fado de Coimbra, as duas Sés imponentes, e toda a emoção que os estudantes dão à cidade, quem é que resiste aos encantos da musa do Mondego?
5

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...