Tomar

Tomar, a Cidade dos Templários. Cidade com História.

TomarA encantadora cidade de Tomar é uma paragem obrigatória para quem se interessa pelos mistérios dos Templários porque foi a sede da ordem de Cristo. No entanto, Tomar é muito mais do que apenas uma visita ao Convento de Cristo pois é das mais belas cidades portuguesas. Fica a pouco mais de 100 quilómetros de Lisboa, nas margens do rio Nabão, com o Castelo e o Convento a vigiar por cima da Mata dos Sete Montes.

Apesar de muitos visitarem Tomar para conhecer um pouco mais sobre a ordem dos Cavaleiros Templários, vale a pena visitar a zona histórica e percorrê-la a pé. Quando estiver mais cansado/a, pode parar junto ao rio Nabão e descansar um pouco no jardim do Mouchão, um local muito agradável para recobrar forças e esquecer o estresse.

Mas a razão maior pela visita de muitos turistas é realmente para conhecer a histórica sede dos Cavaleiros Templários em Portugal: o Convento do Cristo. Aproveite, faça uma visita demorada e aprecie a maravilhosa combinação de elementos arquitectónicos góticos, manuelinos e renascentistas.

 

O que ver em Tomar

Entre castelos, igrejas, praças e parques, estas são algumas das atracções não pode perder numa visita a Tomar!

 

Convento de Cristo

Para muitos, uma visita ao Castelo dos Templários será a principal razão da sua visita a Tomar. Esta foi a sede da Ordem do Templo. É também um convento construído numa colina sobre a cidade e rodeada por uma muralha defensiva.

É um edifício com um encanto único, com numerosas capelas, claustros e corredores que combinam elementos decorativos góticos, manuelinos e renascentistas.

A peça chave do complexo é a extraordinária Charola, uma igreja românica original construída como imitação do Santo Sepulcro em Jerusalém. O interior é uma mistura de simplicidade de linhas e riqueza de ornamentos; a sua forma circular permitia que os nobres assistissem às celebrações litúrgicas montados a cavalo.

Não perca ainda o magnífico coro manuelino e a famosa Janela do Capitulo, exemplar único no mundo e que celebra os grandes descobrimentos marítimos de Portugal.

castelo dos templários

Quem foram os Cavaleiros Templários?

Os Cavaleiros Templários foram uma ordem religiosa e militar da Idade Média, cuja origem está directamente relacionada com as primeiras cruzadas realizadas contra a ocupação muçulmana da Terra Santa. Um pouco monges e um pouco soldados, os Templários eram a força que garantia a segurança dos peregrinos europeus que visitavam Jerusalém impelidos pela fé religiosa.

Ao longo dos séculos, a sua fama e riqueza foram crescendo, mas a sua natureza dupla religiosa/militar foi sempre controversa. A ordem dos cavaleiros Templários foi abolida no século XIV pelo Papa Clemente V.

 

Outras atracções da cidade do Nabão

Depois de uma visita ao Convento de Cristo, faça uma visita a pé ao centro da cidade nabantina. Mas antes disso, aproveite e conheça a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, entre o castelo e a cidade.

Uma vez chegados ao centro, confira a arquitectura urbana da cidade: o núcleo original tem a forma de cruz, orientada segundo os pontos cardeais; em cada lado da cruz existe um convento.

A praça principal de Tomar é a Praça da República. A partir daqui pode ir explorando as ruas do perto do centro. É provável que passe por alguma pastelaria. Aproveite para saborear as famosas Fatias de Tomar,  Nas confeitarias há Castanhas Doces, Queijadas de Amêndoa, Doces, de Chila, Fios de Ovos, e os provocadores “Bolos de Cama” de que derivam outros, não menos sugestivos: “Beija-me Depressa”.

No final do passeio descanse na frescura do Parque do Mouchão, local onde ainda poderá admirar um moinho de água perfeitamente conservado.

Se tiver ido de carro, também poderá explorar os arredores de Tomar para conhecer outros lugares ligados aos Templários. Aproveite para conhecer a Barragem de Castelo de Bode e tomar banho nas suas águas límpidas.

 

Onde dormir em Tomar

Tomar é frequentemente um destino para excursões de apenas um dia, não havendo muitos os turistas a optar por passar a noite na cidade, embora haja uma boa oferta hoteleira que vai de albergues baratos até hotéis de luxo.

Aproveite para passar uma noite (ou mais) em Tomar  e viva a atmosfera mágica da cidade antiga com os edifícios iluminados e sem os aglomerados de turistas que aqui vêm apenas passar o dia.

Para uma noite de calma e descanso, recomendamos o Hotel dos Templários, um hotel de 4 estrelas com uma piscina ao ar livre e rodeada de exuberantes jardins com caminhos sombreados de palmeiras. Os cómodos quartos têm uma varanda com vista para o rio Nabão.

No outro extremo, a melhor opção para os viajantes low cost é o Hostel 2300 Thomar na chamada Rua da Corredura que é a principal rua pedonal da cidade. Este é um alojamento limpo e com um ar jovial conseguido com uma decoração moderna inspirada nas tradições portuguesas.

covento de cristo

Como chegar a Tomar

Tomar fica a cerca de 140 quilómetros de Lisboa. Uma viagem de carro pela auto-estrada demora uma hora e meia. Também pode ir de comboio, uma vez que há vários comboios diários a fazer a ligação entre a cidade dos Templários e Lisboa. Esta viagem demora em média umas duas horas.

 

Visitar Tomar

Há muitas excursões de um dia desde Lisboa e tours temáticos dedicados aos templários ou à região centro de Portugal que incluem Tomar como uma das etapas. Participar numa visita guiada talvez seja a melhor solução se pretende conhecer Tomar mas não quer alugar um carro.

Booking.com
1

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...