Litoral alentejano: Alcácer do Sal

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Continuando à descoberta das praias de Portugal, paramos desta vez na região do Alentejo, uma zona repleta de praias magnificas e paisagens de tirar a respiração.

Chegamos a Alcácer do Sal, uma encantadora cidade que se deixa acariciar pelas aguas do rio Sado. No meio de um fabuloso espectáculo natural, aqui começa a Reserva Natural do Estuário do Sado que abarca toda a Península de Tróia.

Quando o rio Sado desagua no mar, forma uma zona pantanosa onde habitam golfinhos, raposas, cegonhas e muitas outras espécies de aves, transformando a paisagem numa explosão de vida e cor.

Alcácer do Sal era um povoado dedicado à produção de sal, daí o seu nome, mas actualmente apenas se encontram alguns vestígios desses labores, embora a arquitectura mantenha recordações do seu passado.

Seguindo o contorno da Península de Tróia encontramos pântanos, pinheiros e sobreiros, sempre acompanhados pelo rio Sado. Se nos deixarmos guiar por ele, encontramos uma sucessão de pequenas aldeias de pescadores que se estendem até à Comporta.

Antes de terminar de percorrer a Península de Tróia, passando a Comporta encontramos as ruínas de Cetóbriga que guardam o testemunho da passagem dos romanos na região.

O Alentejo tem também imensas praias fluviais além das praias da costa, estas com grandes ondas e ventos fortes. São comuns as praias selvagens, ideais para a prática de desportos náutico, pelas boas condições de vento e das ondas.

Entre as mais conhecidas temos as praias do Tonel, do Carvalhal, da Comporta, de São Torpes, as praias de Sines ou a praia do Salto.

A partir de Alcácer do Sal começamos a percorrer outra parte do litoral alentejano, um espaço de beleza natural e pitorescas povoações.

 

Foto: mrdidi no Flickr

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...