viana do alentejo

Viana do Alentejo, toda a mansidão de uma típica vila do Alto Alentejo

viana do alentejoViana do Alentejo traz-nos toda a mansidão de uma típica vila do Alto Alentejo. Situada entre Évora e Beja , consagra-se pelo seu património etnográfico: o artesanato. A sua famosa olaria deu azo a vários cursos ao dispor de qualquer visitante, o que resultou numa forte procura dos mesmos. Existe inclusive um percurso das olarias. Foi aqui que também nasceu  o “Museu do Chocalho”, pelas mãos de um artesão apaixonado que durante 3 décadas juntou uma coleção de 900 exemplares diferentes. A dedicação valeu-lhe um espaço próprio que explica todas as fases de produção deste mítico objecto.
As abundantes fontes naturais desta região dão origem a bastantes chafarizes na vila, destacando-se um ar majestoso, todo ele feito de mármore, que se localiza no largo da câmara municipal.
Possui um belo e diversificado património que remonta a épocas totalmente diferentes e que não deixará indiferente o seu visitante.
Perfazem o cardápio sublimes antas,  um castelo de origens árabes com duas curiosas torres cilíndricas e adornos manuelinos, uma igreja matriz que possui um soberbo portal manuelino em mármore, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde de Aires, uma obra barroca, local de peregrinação e, por fim, as ruínas do Convento de Jesus, fundado por mulheres ricas  solteiras ou viúvas .
A nível gastronómico destaca-se o afamado presunto e o saboroso queijo, o mel e a doçaria conventual.
Imagem por Vitor Oliveira no Flickr
8

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...