aveiro

7 das Terras Mais Pitorescas de Portugal Que Merecem Uma Visita

Portugal não tem só praias. Muito pelo contrário. Por essa razão, hoje trago 7 das terras mais pitorescas de Portugal que merecem uma visita. E não é pelas suas águas cristalinas, mas pela sua história, as típicas casas brancas, a tradição baleeira ou as muralhas medievais.
Alguns parecem saídos de um conto e por isso merecem uma visita. Estas terras pitorescas de Portugal têm vindo a escapar ao turismo de massas e ainda conservam a sua alma e origens intactas. Aqui ficam as 7 terras pitorescas de Portugal que merecem uma visita. Acrescentava alguma à lista?

Carvoeiro (Algarve), uma terra de pescadores

Terras Mais Pitorescas de PortugalFica em pleno Algarve e o seu encanto marítimo é a principal atracção. As embarcações de madeira, os pescadores, as casas brancas aos pés da falésia… Esta terra foi capaz de sobreviver a urbanização descontrolada e à exploração hoteleira, enquanto manteve o seu encanto original intacto.
As casas não têm mais que três metros de altura. As paredes são brancas, decoradas frequentemente com detalhes na cor das telhas ou em tons azulados. Os pescadores passeiam pelas ruas e os barcos de madeira são um elemento típico na praia do Carvoeiro, uma jóia de areia suave e dourada, banhada por águas turquesas. Basta ver a imagem…

Piódão (Serra do Açor), a aldeia de xisto

terras pitorescasNo centro de Portugal, mais concretamente no concelho de Arganil, fica uma das aldeias típicas com paredes em xisto mais bem conservadas. Chão de pedra, janelas de madeira pintadas de azul, paredes de xisto… a aldeia parece subir as encostas da serra e esconder-se entre os montes. Tem o selo das Aldeias históricas de Portugal, uma espécie de “clube” onde estão inscritas as terras mais pitorescas de Portugal. Na foto podemos apreciar em primeiro plano a Igreja Matriz do século XVII.

Lajes do Pico, um lugar para ver dançar as baleias

lajes do picoAntigamente caçavam-se aqui baleias, mas agora é vê-las a saltar nas águas do oceano Atlântico. Lajes do Pico é uma das terras mais pitorescas de Portugal, devido à estética das casas e às praias, mas a que se junta o encanto de podermos nas torres de vigia as baleias a dançar no mar. Qual a melhor altura do ano para visitar as Lajes do Pico? Em finais de Agosto, altura em que se realizam as festas do município, também conhecidas como a Semana dos Baleeiros.

Sintra (Lisboa), um “must” de Portugal

sintraNão podia faltar Sintra na lista das terras mais pitorescas de Portugal! Esta vila portuguesa, terra de palácios, jardins, museus e muralhas cativa todos os anos centenas de visitantes. As suas ruas vão-se enroscando numa subida interminável que culmina no Castelo dos Mouros. Conselho: Se visitar Sintra, reserve mais de um dia para conseguir ver tudo, ou pelo menos o Palácio Nacional, o Palácio da Pena, de Monserrate (bem como os seus jardins, bosques) e o centro da vila.

Óbidos, uma fortaleza medieval

obidosO centro histórico desta pequena vila medieval (onde há mais livraria do que igrejas) está rodeado por uma muralha erguida à vários séculos. As ruas empedradas são autênticos labirintos e as casas são lindas com as flores nas janelas e as varandas adornadas com tons de amarelo e azul.
No ponto mais alto da vila fica o castelo, transformado actualmente numa das pousadas de Portugal mais luxuosas. Se tiver oportunidade, visite Óbidos durante o mês de Julho e encontrará uma estupenda feira medieval, onde poderá desfrutar da gastronomia típica e aproveitar para apreciar o artesanato local.
Mas se é uma pessoa gulosa, não pode perder o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos que tem lugar no inicio de Março.

Aveiro, a Veneza de Portugal

aveiroMuitos chamam a Aveiro a Veneza de Portugal e não podia ter uma melhor comparação. O empedrado e alcatrão das ruas foi substituído por água e os barcos moliceiros são um veículo de transporte nesta cidade. Um dos maiores atractivos são os contrastes. Por um lado, as ruas parecem antigas e rurais, mas por outro lado, a Universidade de Aveiro é uma das mais modernas e a tecnologia, bem como os avanços científicos estão em plena ebulição em Aveiro. Não pode ir embora sem navegar pelos seus canais e provar os típicos Ovos Moles.

Marvão, o ninho das águias

terras de portugalEsta região norte-alentejana estende-se a sul do rio Tejo e fica muito próxima da fronteira com Espanha. Há quem também chame a Marvão o ninho das águias. E não é de estranhar porque Marvão fica a mais de oitocentos metros de altura sobre um dos cumes da Serra de São Mamede. Irá custar-lhe subir pelas ruas bastante inclinadas, mas as vistas lá de cima valem a pena. Casas brancas e o verde da vegetação a seus pés. Qual a melhor forma de conhecer esta vila? Simples. Basta percorrer as muralhas e perder-se pelas ruas antigas desta bela vila alentejana.
E você acrescentava alguma outra terra a esta lista das terras mais pitorescas de Portugal? Qual falta? Se está a preparar uma escapadela pelo nosso país e já sabe que terras com encanto vai visitar, então não pode perder o nosso artigo com as 40 coisas para fazer em Portugal pelo menos uma vez na vida. Assim terá desafios à altura da beleza destas belas terras portuguesas.
Booking.com
6

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...