Lisboa é a capital de Portugal e fica junto à foz do rio Tejo. É a maior cidade do país. As suas ruas estreitas e históricas, a gastronomia, a arquitectura e o clima tornam Lisboa numa das cidades mais visitadas pelos turistas na Europa. Se quer saber o que ver em Lisboa, então trazemos neste artigo uma selecção com 10 lugares que não pode perder na capital portuguesa.
Se ainda não conhece Portugal, então Lisboa pode ser o um sitio perfeito para começar. Com esta lista tem a selecção perfeita de lugares imperdíveis. Vamos começar a nossa viagem?
Tabela de Conteúdo esconder
O que ver em Lisboa: 10 lugares imperdíveis
Torre de Belém
A primeira das nossas propostas sobre o que ver em Lisboa é um dos símbolos mais emblemáticos da cidade.
Paris tem a Torre Eiffel, Pisa tem a sua torre inclinada, Nova Iorque tem a Estátua da Liberdade, Londres tem a Tower Bridge. E Lisboa? Se há monumento que identifica a capital portuguesa é a Torre de Belém.
Não é por acaso que foi declarado Património da Humanidade. Trata-se de um monumento de inícios do século XVI, construído durante a Era dos Descobrimentos. Foi erguida como fortaleza que integrava o plano de defesa da barra do rio Tejo. Posteriormente, a Torre de Belém seria usada como prisão e como centro de recolha de impostos.
Construída na antiga praia do Restelo (lugar de onde partiam as caravelas para as suas viagens), as obras decorreram durante o reinado de D. Manuel I. Estas obras estiveram a cargo do arquitecto de Francisco de Arruda, cuja experiência em Marrocos ficou bem reflectida nas influências árabes presentes na decoração, especialmente nos arcos, nos balcões e nas cúpulas da torre.
Nos quatro pisos da torre mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a capela com as suas características abóbadas quinhentistas.
A torre sofreu várias remodelações ao longo dos séculos, principalmente a do século XVIII que privilegiou as ameias, o varandim do baluarte, o nicho da Virgem, voltado para o rio, e o claustrim.
Apesar do interior ser bastante austero, a sua principal beleza está no exterior: esculpido em pedra e de estilo manuelino, contendo elementos naturalistas, escudos e referencias às antigas colónias. Há ainda a destacar a primeira representação de um rinoceronte na Europa (chegado da Índia em 1513).
Mosteiro dos Jerónimos
Aproveitando o facto de já estar na Torre de Belém, podes seguir para o Mosteiro dos Jerónimos, outro edifício histórico que também foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.
O Mosteiro dos Jerónimos foi começado a ser construído em meados do século XVI, embora as obra tenha durado mais de cem anos.
O claustro é uma das zonas mais impressionantes do edifício, mas o seu interior também deixa as pessoas quase sem palavras. Quando estiver e pensar no que ver em Lisboa, este é uma daquelas visitas obrigatórias.
Bairro de Alfama
Lisboa é uma cidade com imensos locais de uma beleza ímpar e que pode apreciar apenas passeando pela cidade. Uma das zonas mais emblemáticas é precisamente o bairro de Alfama, onde antigamente conviveram as culturas cristã, judia e muçulmana.
Passear pela ruas estreitas do bairro de Alfama e entrar num dos locais onde decorrem os espectáculos de Fado, o género musical português por excelência, é uma experiência inesquecível que tem de ver pelo menos uma vez na vida.
Elevador de Santa Justa e Miradouro
O conhecido elevador de Santa Justa foi já construído em plena era industrial. É também um dos lugares mais míticos e visitados pelos turistas na cidade.
Concebido por Raoul Mesnier du Ponsard, o elevador liga a Baixa ao Bairro Alto e apresenta um design neogótico romântico.
No topo há um café onde pode ter uma vista magnifica sobre o centro de Lisboa e o rio Tejo.
Apenas terá um problema. Durante o verão há muitos turistas, pelo que se for conhecer o Elevador de Santa Justa durante esta época do ano, terá de ter alguma paciência porque há sempre fila de espera.
Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais importantes e emblemáticos da cidade. Foi erguido no século VI e fica no alto da colina de São Jorge, muito próximo da Baixa de Lisboa.
É um dos castelos mais importantes do país, pelo que esta é uma das visitas imperdíveis quando passar por Lisboa. Para além disso, a partir do Castelo de São Jorge terá uma das vistas mais impressionantes sobre a cidade e o rio Tejo.
Baixa de Lisboa
A Baixa de Lisboa é outra das zonas da capital que qualquer um tem de conhecer. Trata-se de uma zona com ruas largas onde poderá relaxar e passear calmamente.
Nesta zona poderá ainda visitar alguns monumentos arquitectónicos importantes, tais como a Praça do Marquês de Pombal, a Praça dos Restauradores ou a Praça do Comércio. Nesta última pode aproveitar para descansar um pouco enquanto toma um café numa das esplanadas da praça.
Catedral de Lisboa
Também conhecida como Catedral da Sé. A Catedral de Lisboa é um edifício construído no século XII, embora tenha sido restaurado em várias ocasiões devido ao desgaste do tempo e do famoso terremoto de 1755.
Trata-se do edifício religioso mais importante da cidade e um dos lugares que tem de conhecer em Lisboa. O claustro é muito belo e no seu interior poderá apreciar algumas relíquias romanas e árabes.
Bairro Alto
Tal como referimos anteriormente, pode aceder a esta zona através do Elevador de Santa Justa. A arquitectura dos edifícios na zona do Bairro Alto é muito característica da cidade e as suas ruas são percorridas pelos típicos eléctricos.
É uma das zonas mais conhecidas para sair à noite e para beber uns copos com os amigos. Pode também aproveitar para jantar e passar um bocado bem divertido.
Para além disto tudo, pode ainda aproveitar para apreciar as vistas no miradouro de São Pedro de Alcântara.
Parque das Nações
O Parque das Nações fica numa zona que contrasta drasticamente com a parte mais histórica da cidade, pois aqui reina uma arquitectura mais contemporânea.
Aproveite para visitar o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento ou para andar no Teleférico e contemplar a zona das alturas, aproveitando uma das melhores vistas de Lisboa.
Miradouro das Portas do Sol
E chegamos ao fim da nossa selecção de lugares imperdíveis a ver em Lisboa com o Miradouro das Portas do Sol. Aqui pode apreciar as vistas sobre o Bairro de Alfama, sobre o rio Tejo e sobre o casario da cidade.
Este é o lugar perfeito para fazer uma pausa e relaxar enquanto toma um café com um pastel de Belém na esplanada.
A melhor altura para apreciar o esplendor da cidade neste local é ao entardecer.
As melhores ofertas de Hotéis em Lisboa
Agora que já sabe o que ver em Lisboa, apenas lhe falta planear a viagem para descobrir esta cidade fantástica. Por essa razão, queremos ajudá-lo também a encontrar as melhores ofertas de hotéis em Lisboa. Aqui fica uma pequena selecção.