torre de belem

As sete maravilhas de Portugal que tem de visitar

Portugal é um dos melhores destinos turísticos em todo o mundo e tem sete maravilhas que todos devíamos visitar pelo menos uma vez na vida. A escolha das Sete Maravilhas de Portugal foi já feita há algum tempo, mas é sempre boa altura para as conhecer um pouco melhor.

A escolha das sete Maravilhas de Portugal foi uma iniciativa organizada pela Y&R Brands S.A. e Realizar S.A. A escolha foi apoiada pelo Ministério da Cultura e baseou-se em 793 monumentos nacionais classificados pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico).

Em primeiro lugar, foi feita uma selecção e a lista foi reduzida a 77 monumentos. De seguida, teve lugar uma segunda selecção de onde saíram os 21 monumentos finalistas. Para escolher os vencedores foi feita uma votação via telefone, Internet e SMS (durante sete meses). Em Julho de 2007 foram publicados os resultados e a lista das Sete Maravilhas de Portugal foi a seguinte:

 

Castelo de Guimarães, Guimarães

sete maravilhas de PortugalGuimarães foi o berço da nação e o seu castelo o coração. Este castelo foi mandado construir por Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense (e a mulher mais poderosa do seu tempo no noroeste da Península Ibérica), no ano de 968. O Castelo de Guimarães serviu de refúgio à população contra ataques de vikings e muçulmanos. Mais tarde, foi mandado construir outra edificação mais ampla e sólida, que é a génese do conjunto defensivo que conhecemos actualmente.

O castelo está intimamente relacionado com a história politica e militar do nosso país. Até finais do século XIV, o castelo de Guimarães foi palco de combates heróicos. Com a chegada de novas armas, o castelo caiu em desuso. Na primeira metade do século XX foi restaurado cuidadosamente e recuperou todo o seu esplendor e beleza.

 

Castelo de Óbidos, Óbidos

óbidosO Castelo de Óbidos fica na bela vila com o mesmo nome. Este castelo é uma fortificação medieval portuguesa clássica erguida durante o século XII sobre um pequeno monte. O Castelo de Óbidos é uma mistura de vários estilos: manuelino, barroco, românico e gótico.

O mais impressionante neste castelo são as muralhas, algumas das quais com 13 metros de altura. No século XVI, o castelo foi transformado em palácio.

 

Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha

mosteiro da batalhaO Mosteiro da Batalha é um dos monumentos mais impressionantes de Portugal. O seu nome oficial é Mosteiro de Santa Maria da Vitória e está reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO. O mosteiro alberga ainda o conjunto de vitrais medievais mais espectaculares de Portugal.

O Mosteiro da Batalha demorou dois séculos a ser construído. Começou a ser construído em 1387/1388 e foi terminado apenas em 1517.

 

Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Alcobaça

mosteiro de alcobaçaO Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça é conhecido como a primeira obra gótica construída em solo português. A sua construção começou em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.

No ano de 1989 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Dentro do mosteiro estão enterrados vários membros da realeza portuguesa.

 

Mosteiro dos Jerónimos de Belém, Lisboa

mosteiro dos jerónimosO Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é uma visita imperdível em Lisboa. Fica junto ao rio Tejo na zona de Belém e é um antigo mosteiro da Ordem de São Jerónimo. Foi o ponto culminante do estilo manuelino. Foi mandado erguer pelo Rei D. Manuel I e a sua construção foi dirigida por um conjunto notável de arquitectos/mestres de obra, tendo tido um papel determinante João de Castilho.

O mosteiro dos Jerónimos foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1983. Neste mosteiro estão os túmulos de Vasco da Gama, Luís de Camões e Fernando Pessoa.

 

Palácio Nacional da Pena, Sintra

palácio da penaPalácio da Pena é um dos monumentos mais espectaculares de Portugal. Fica situado em Sintra, mais concretamente na freguesia de São Pedro de Penaferrim. Este palácio foi uma das principais residências da família real portuguesa durante o século XIX.

O palácio assenta sobre grandes rochedos e mistura diversos estilo arquitectónicos, que vão desde o neogótico, passando pelo neo-renascentista, neomanuelino e neo-islâmico.

No ano de 1995 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

 

Torre de Belém, Lisboa

torre de belemA Torre de Belém é uma vista imprescindível para quem visita Lisboa. É uma construção militar obra de Francisco de Arruda e Diogo Boitaca, sendo um dos exemplos mais representativos (e famosos) da arquitectura manuelina.

Quando deixou de servir de defesa contra invasores, foi utilizada como prisão, farol e como lugar de cobrança de impostos para ingressar na cidade. Fica junto ao rio Tejo e é um dos locais mais pitorescos e fotografados de Lisboa.

Se passar por ali, aproveite e vá provar os famosos pastéis de Belém.

2

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...